Carregando...



Crochetagem

CROCHETAGEM


Solicite já este tratamento

FALE CONOSCO


(81) 9.9993-0403

contato@meltavares.com.br

Pre-Agendamento

Tratamentos



Uma técnica relativamente nova, criada por volta dos anos 70 pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, o qual era colaborador do Dr. Cyriax, famoso por ser o precursor da técnica de “massagem transversa profunda”. Ekman percebeu a dificuldade em aplicar as técnicas manuais da massagem transversa profunda e criou instrumentos para melhor eficácia afim de promover uma liberação miofascial mais profunda, estes instrumentos foram aperfeiçoados inúmeras vezes até chegar ao GANCHO que hoje nós conhecemos.

A crochetagem mioaponeurótica, como é chamada, é uma técnica da fisioterapia que utiliza um gancho (crochet) de aço inoxidável com pontas de curvaturas diferentes para se adaptar as manobras e   para realizar uma liberação de aderências e tensões nos músculos e fáscia. O nome da técnica se deve a semelhança da utilização do gancho sobre a pele do paciente com o famoso trabalho artesanal de crochê. Essas Manobras mecânicas, diretamente sobre a pele permite um alcance muito mais profundo e preciso em planos de deslizamento intertecidual do que os dedos do terapeuta conseguem alcançar e evita a sobrecarga dos mesmos.

Benefícios da Crochetagem:

Apesar de utilizar o gancho, o tratamento é praticamente indolor e pode ser utilizado em diversas áreas do corpo. Além de tratar a dor, objetivo maior de quem procura a técnica, ao liberar os tecidos ela restaura a mobilidade perdida pelas aderências formadas pela lesão, ajudando no reequilíbrio corporal. Além desses benefícios, ao realizar a crochetagem o fisioterapeuta promove maior vascularização do tecido, o que traz a área grande quantidade de nutrientes e remoção de catabólitos, melhorando homeostasia e com isso acelerando o processo de cura do paciente.  Ela participa também em um melhor trofismo, influencia na cicatrização e os processos anti-inflamatórios nos diferentes tecidos em lesão e melhora a ação propriocepção

Indicações:

Será indicada cada vez que encontramos restrições de mobilidade dos planos de deslizamento tecidual, por isso são inúmeras. Vamos listar algumas delas:

– Restrição articular;

– Fibroses;

– Inflamações superficiais do sistema musculoesquelético (tendinites);

–  Dores e tensões em músculos mais profundos;

– Cicatrizes;

– Prevenção de tendinopatias;

– Desequilíbrio das cadeias musculares.

Contraindicações:

São, basicamente, as contraindicações para qualquer outra técnica de massagem ou liberação miofascial. Listaremos as principais:

– Nódulos suspeitos (cistos, tumores);

– Idosos com fragilidade capilar;

– Nas patologias reumatológicas em fase aguda;

– Paciente desorientado, desacordado ou não colaborativo;

– Cortes e feridas;

– Psoríase;

– Eczema;

– Queimaduras;

– Fraturas;

– Primeiro trimestre de gravidez.


Copyright 2018 - Mel Tavares Fisioterapia & RPG

Desenvolvido por:



×