Carregando...



Fisioterapia para idosos – Geriátrica

FISIOTERAPIA PARA IDOSOS – (GERIÁTRICA)

fisioterapia-geriatrica-recife

Solicite já este tratamento

FALE CONOSCO


(81) 9.9993-0403

contato@meltavares.com.br

Pre-Agendamento

Tratamentos


Você sabia que a Fisioterapia para idosos é uma ótima aliada, principalmente na atuação e resolução de problemas comuns entre idosos?

Se assistirmos os noticiários, uma das notícias mais frequentes é a de que a população está envelhecendo. Dentro dos consultórios, clínicas de Fisioterapia, academias e instituições relacionadas ao esporte vemos cada vez mais os idosos presentes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou em novembro de 2014, que nas próximas décadas a população mundial com mais de 60 anos vai passar dos 2 bilhões até 2050, tornando as doenças crônicas e o bem-estar da terceira idade novos desafios de saúde pública global. “Em 2020 teremos pela primeira vez na história o número de pessoas com mais de 60 anos maior que o de crianças até cinco anos”, reportou a OMS .

A diminuição da capacidade funcional dos diversos órgãos e tecidos, é a principal caraterística do envelhecimento, e acarreta um risco aumentado de doenças, na sua maioria crônico-degenerativas, que estão se tornando cada vez mais prevalentes em nosso país. São afecções que não têm diagnóstico de resolutividade rápida e absorvem grandes quantidades de recursos materiais e de profissionais especializados.

A promoção e a atenção à saúde do idoso englobam medidas preventivas, restauradoras e reabilitativas, visando preservar, manter, restaurar ou desenvolver função, quer seja por distúrbios motores, sensoriais, cognitivos, psíquicos, sociais ou por variáveis múltiplas associadas, com o intuito de proporcionar qualidade de vida.

Um problema de saúde muito comum nos idosos são as doenças degenerativas articulares, as famosas artroses. Mas é preciso deixar bem claro que a artrose é sinal de envelhecimento e que não é, portanto, uma patologia absurda, mas algo que todos terão. Outra informação importante: artrose não tem cura! Todos vão ter em um grau menor ou maior. Os remédios, protetores articulares, remodeladores de cartilagem e o tratamento de fisioterapia para idosos realizado pelo fisioterapeuta não vão dar um fim definitivo à artrose, mas sim minimizar as consequências dessa lesão degenerativa e melhorar a qualidade de vida do paciente.

fisioterapia-para-idosos
fisioterapia-para-idosos

Objetivos gerais:

A fisioterapia para idosos (geriátrica) tem como objetivo geral permitir que o idoso mantenha uma boa qualidade de vida dentro das limitações que a patologia ou a idade lhe impõe. De tal modo que o mesmo realize suas atividades cotidianas sem ajuda de cuidadores e familiares.

Objetivos específicos:

  •  Aumentar a força muscular;
  • Melhorar a flexibilidade;
  • Melhorar o equilíbrio;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Melhorar a coordenação motora;
  • Prevenir o risco de quedas;
  • Prevenir complicações respiratórias;
  • Prevenir complicações cardiovasculares;
  • Promover independência funcional.

A importância do tratamento fisioterapêutico precoce é buscar manter a independência ou a menor dependência possível do idoso afligido por alguma doença limitante de sua autonomia.


Copyright 2018 - Mel Tavares Fisioterapia & RPG

Desenvolvido por:



×