Carregando...



Osteopatia

OSTEOPATIA


Solicite já este tratamento

FALE CONOSCO


(81) 9.9993-0403

contato@meltavares.com.br

Pre-Agendamento

Tratamentos



A osteopatia é um método que procura identificar disfunções corporais e através de técnicas manuais realizadas no sistema musculoesquelético (ossos, ligamentos, fáscias, articulações e músculos), visceral e craniano busca devolver o equilíbrio ao corpo. A osteopatia, também, atua na prevenção de dores, distúrbios e doenças, podendo ser aplicada em pessoas de qualquer idade e sexo.

A osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1864. Still perdeu três filhos com meningite e a partir daí passou a estudar mais sobre o corpo humano (anatomia e fisiologia humana) e o meio externo (ambiente).

Em suas pesquisas surgiram os princípios fundamentais da osteopatia, que são:

  • A estrutura governa a função;
  • A unidade do corpo;
  • A autocura;
  • A lei da artéria.

A estrutura governa a função:

Quando a estrutura do corpo funciona bem, significa que o corpo está em equilíbrio, caso contrário há uma disfunção, levando a instalação de uma patologia ou de algum sintoma.

A unidade do corpo:

O corpo é um só, tudo está interligado (através das fáscias), ou seja, se houver uma alteração em qualquer parte do corpo, esta afetará o restante do organismo, de acordo com o conceito de globalidade.

A autocura:

Nosso corpo é capaz de se auto curar. Quando uma doença tenta se instalar, significa que ocorreu uma quebra da homeostase (desequilíbrio das funções do corpo), mas o corpo procura se ajustar para melhorar, mas nem sempre consegue, levando a uma patologia. O osteopata tenta identificar essa disfunção e, assim, devolver o equilíbrio ao corpo.

A lei da artéria:

O tecido só funciona bem se estiver bem vascularizado, com um bom aporte sanguíneo. Se houver alguma alteração na vascularização ou no sistema nervoso autônomo, poderá surgir algum sintoma ou doença.

Assim, o osteopata tem que identificar essas disfunções e desequilíbrios através de uma avaliação detalhada, para corrigir e tentar devolver o equilíbrio e função do organismo. Nem sempre o local da dor é o local onde ela se originou, pois o local da dor pode estar relacionado com outros desequilíbrios corporais.

A durabilidade do tratamento dependerá de cada paciente, uma vez que cada organismo tem uma resposta diferente. Portanto, a boa resposta ao tratamento dependerá da mudança de antigos hábitos e costumes do paciente, que deverá buscar uma vida mais saudável.

Por fim, é importante destacar que a osteopatia pode ser realizada por indivíduos de qualquer idade e sexo, desde as crianças até os idosos.


Copyright 2018 - Mel Tavares Fisioterapia & RPG

Desenvolvido por:



×