Carregando...



Dry Needling

DRY NEEDLING


Solicite já este tratamento

FALE CONOSCO


(81) 9.9993-0403

contato@meltavares.com.br

Pre-Agendamento

Tratamentos



O Dry Needling também é chamado de “agulhamento seco” ou “agulhamento a seco” e consiste em ser um método utilizado para solucionar a dor provocada por pontos de gatilhos. O estudo mais antigo disponível usando o termo de busca “agulha seca” em PubMed foi escrito em 1979 por Lewit et.al, porém há afirmações de que o uso de agulhas no tratamento de dor existia há mais tempo.

Usa como ferramenta de tratamento as mesmas agulhas utilizadas no tratamento realizado pela acupuntura. Contudo, apesar de usar a mesma ferramenta, as semelhanças terminam aí. Enquanto a acupuntura é uma técnica milenar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza pontos e meridianos específicos para equilibrar a energia do ser, já o Dry Needling tem uma abordagem mais simples, agindo diretamente no ponto da dor

Mas o que seriam pontos de gatilhos?

Os pontos de gatilhos, também chamados de trigger points, são resultados de uma contratura muscular, essa contratura forma “nódulos” com baixa irrigação sanguínea, palpáveis e dolorosos e que, dependendo da localização, ele pode irradiar para outras partes do corpo. Esses pontos ou “nós”, podem ser ativos e inativos. Os pontos ativos têm como característica a dor locar e referida espontânea, já os latentes por sua vez só desencadeia a dor com a palpação.

O tratamento pelo Dry Needling tem como objetivo, através das aplicações das agulhas em angulações, profundidades e movimentos específicos, inativar e tratar tais pontos de gatilhos miofasciais.

O “agulhamento seco” pode ser feito realizado, principalmente, de 3 formas:  superficial, profunda ou Twitch. A forma utilizada, a frequência e duração do tratamento deverá ser avaliado pelo profissional.

Benefícios:

Como principal benefício temos o alivio da dor causada pelo trigger point. Outros benefícios são: o relaxamento da musculatura, melhora da função e aumento da mobilidade. Como a técnica é rápida e utiliza as agulhas direto no ponto da dor, outro benefício da aplicação do Dry Needling é a possibilidade de tratar diversas áreas do corpo em uma única sessão com redução da dor quase que imediatamente.

Indicações:

Por se tratar de uma técnica que alivia dor, as indicações são infinitas, porém vamos citar as mais procuradas:

– Lombalgias;

– Cervicalgias;

– Dor orofacial;

– Tendinopatias;

– Enxaquecas tensionais;

– Síndromes dolorosas miofasciais;

– Fibromialgia.

Contraindicações:

A maioria são contraindicações relativas.

– Fobia a agulhas;

–  Pessoas imunossuprimidas;

– Pessoas que tem nódulos linfáticos retirados;

– Alergia a níquel;

– Queimaduras;

– Problemas de coagulação.


logo-white-footer

A Clinica de Fisioterapia dispõe de profissionais altamente qualificados e conceituados com vasta experîencia nas mais diversas áreas da fisioterapia. Zelamos por um atendimento humanizado onde atendemos por hora marcada, nosso espaço é amplo e aconchegante para você que busca o melhor tratamento.

Blog

    Copyright 2018 - Mel Tavares Fisioterapia & RPG

    Desenvolvido por:



    ×