Carregando...
O que é a fáscia?
Fáscia é uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, extremamente resistente e elástica. Recobre e protege todos os músculos do corpo, permitindo o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.
Dependendo dos movimentos do corpo, a fáscia pode sofrer lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos, causando muita dor.
As causas de lesões musculares e enfraquecimento da fáscia são:
Essas causas geram uma pressão excessiva, geralmente, sobre os nervos e músculos fazendo com que o nosso corpo reaja formando nódulos, que são chamamos de pontos de gatilhos (tigger points). Os pontos afetam o bom funcionamento do sistema músculo-articular, junto à coordenação, flexibilidade e força muscular, e, consequentemente, prejudicam o desempenho no treinamento físico e o bem estar geral.
A técnica
É um dos métodos de tratamento dos tecidos moles mais antigos da história. Pode ser realizada com ou sem instrumentos. A liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração, onde vai priorizar a liberação desse tecido que esta contraído, no sentido das fibras musculares.
Já a liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, com objetivo de melhorar a vascularização da região, tais como os crochet (ou ganchos), ventosas ou os instrumentos de Mioblaster. Muitos desses foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.
Os benefícios da liberação miofascial
São vários, dentre eles:
Contra-indicações
Em geral é um procedimento que pode ser realizado sem grandes restrições. Porém quem estiver nos grupos abaixo deve evitá-lo: