Carregando...
O Dry Needling também é chamado de “agulhamento seco” ou “agulhamento a seco” e consiste em ser um método utilizado para solucionar a dor provocada por pontos de gatilhos. O estudo mais antigo disponível usando o termo de busca “agulha seca” em PubMed foi escrito em 1979 por Lewit et.al, porém há afirmações de que o uso de agulhas no tratamento de dor existia há mais tempo.
Usa como ferramenta de tratamento as mesmas agulhas utilizadas no tratamento realizado pela acupuntura. Contudo, apesar de usar a mesma ferramenta, as semelhanças terminam aí. Enquanto a acupuntura é uma técnica milenar que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que utiliza pontos e meridianos específicos para equilibrar a energia do ser, já o Dry Needling tem uma abordagem mais simples, agindo diretamente no ponto da dor
Mas o que seriam pontos de gatilhos?
Os pontos de gatilhos, também chamados de trigger points, são resultados de uma contratura muscular, essa contratura forma “nódulos” com baixa irrigação sanguínea, palpáveis e dolorosos e que, dependendo da localização, ele pode irradiar para outras partes do corpo. Esses pontos ou “nós”, podem ser ativos e inativos. Os pontos ativos têm como característica a dor locar e referida espontânea, já os latentes por sua vez só desencadeia a dor com a palpação.
O tratamento pelo Dry Needling tem como objetivo, através das aplicações das agulhas em angulações, profundidades e movimentos específicos, inativar e tratar tais pontos de gatilhos miofasciais.
O “agulhamento seco” pode ser feito realizado, principalmente, de 3 formas: superficial, profunda ou Twitch. A forma utilizada, a frequência e duração do tratamento deverá ser avaliado pelo profissional.
Benefícios:
Como principal benefício temos o alivio da dor causada pelo trigger point. Outros benefícios são: o relaxamento da musculatura, melhora da função e aumento da mobilidade. Como a técnica é rápida e utiliza as agulhas direto no ponto da dor, outro benefício da aplicação do Dry Needling é a possibilidade de tratar diversas áreas do corpo em uma única sessão com redução da dor quase que imediatamente.
Indicações:
Por se tratar de uma técnica que alivia dor, as indicações são infinitas, porém vamos citar as mais procuradas:
– Lombalgias;
– Cervicalgias;
– Dor orofacial;
– Tendinopatias;
– Enxaquecas tensionais;
– Síndromes dolorosas miofasciais;
– Fibromialgia.
Contraindicações:
A maioria são contraindicações relativas.
– Fobia a agulhas;
– Pessoas imunossuprimidas;
– Pessoas que tem nódulos linfáticos retirados;
– Alergia a níquel;
– Queimaduras;
– Problemas de coagulação.